Que todo bom leitor deve fazer anotações todo mundo sabe. A grande dúvida é: Qual é a melhor técnica de anotação?
A ideia desse post surgiu a partir de um áudio no canal no Telegram do professor Rodrigo Gurgel, que é crítico literário e também possui cursos de leitura e escrita. Recomendo muito o trabalho dele.
Num dos áudios do mês de setembro, o professor Rodrigo Gurgel, tratou das anotções durante a leitura. O que anotar, como anotar.
Para ele, embora existam vários manuais que tragam recomendações de como tomar notas, não existe a melhor técnica de anotação. Não há uma lei para tal.
Então, o que anotar?
Segundo o professor Rodrigo, você deve anotar o que você quiser.
O importante é que você se identifique com o método/ técnica. É preciso transformar o processo de leitura de algo passivo para ativo.

Portanto, anote o que você quiser.
Suas ideias, suas reflexões. Interaja com o texto, sem censuras, sem medo. Ninguém vai ler suas anotações, a menos que você empreste o livro. Com o tempo, sua técnica vai melhorando.
No começo, realmente, é mais difícil. Um bom caminho é pensar em porque você está lendo o livro. Procurar fazer perguntas a ele, como Qual é o objetivo do livro, quais os argumentos do autor e por aí vai.
Agora que essa mito de regra para anotar foi desmistificada, eu quero saber: como você faz suas anotações? O que você anota?
Até o próximo post!
1 comentário em “Como fazer anotações-melhor técnica”