Todos os dias é assim: preciso sentar e escrever, mas quando dou por mim, estou com diversas abas abertas no navegador e esqueci totalmente do que deveria fazer.
Sei que você vive o mesmo. Vai me dizer que você senta para ler ou estudar e se concentra de imediato?
Sabe porquê isso acontece?
Por causa da Resistência.
Como parar de procrastinar?
A resistência te impede de fazer as coisas. Ela não quer que você cresça, que trabalhe ou estude.
A Resistência, quer que você fique perdido nas várias páginas da internet, ou que eu fique largada no sofá maratonando uma série.
Vale tudo, menos fazer aquilo que vai nos levar a uma vida melhor, a vida que queremos e merecemos. E é assim que você procrastina.
Na minha vida, ela surge, principalmente, em forma de procrastinação, mas também como problemas de saúde, em forma de julgamento e crítica. Mas ela tem muitas outras caras.
Então, como parar de procrastinar?

Como superar seus limites internos
Em “Como superar seus limites internos: Aprenda a vencer seus Bloqueios e suas Batalhas Interiores de Criatividade” de Steven Pressfield, descobri as armas que devo usar para domar a Resistência e como parar de procrastinar.
Pressfield é escritor best-seller e também roteirista, mas até ser sucesso de vendas teve que lutar muito contra a Resistência.
Entre seus roteiros está \”Lendas da vida\” (The Legend of Bagger Vance, 2000), dirigido por Robert Redford e estrealdo por Matt Damon, Will Smith e Charlize Theron.
Na verdade, a primeira edição do livro foi publicada em 2005 com o título “A guerra da arte: supere os bloqueios e vença suas batalhas interiores de criatividade”
Desde então, se tornou uma “bíblia” para pessoas que trabalham com criatividade, como eu: escritores, artistas em geral.
A nova edição, publicada pela Cultrix, de 2021, conta 198 paǵinas, folhas amarelas e ótima diagramação.
A tradução é de Gilson César Cardoso de Souza. O préfacio é da profª Lúcia Helena Galvão e a introdução escrita por Robert McKee.
O livro é dividido em três partes.
- Na primeira, Pressfield se debruça sobre a Resistência. A identifica como inimiga da criatividade e mostra as diversas formas com que ela se manifesta em nossas vidas.
- Na segunda parte, o autor nos mostra como lidar com a Resistência, isto é, se Profissionalizando. Para isso ele faz distinção entre amador e profissional.
- Por último, Steven Pressfield foca na inspiração. Assim, quando você reconhece a Resistência e luta contra ela, você se torna um profissional e com isso você sempre terá ideias, sempre estará inspirado para produzir.

No canal da Nova Acrópole, no Youtube, tem um mini curso sobre o livro. Vale a pena conferir também!
Lidando com a Resistência
A Resistência é tão poderosa e traiçoeira, que levei quatro meses para ler este pequeno livro. A primeira parte, justamente a parte que fala sobre ela, foi a mais difícil para mim. Fiquei meses sem pegar no livro.
No entanto, estou sempre passeando pela minha estante e tem sempre um livro que me chama e ele me chamou de novo.
Terminei de ler em uma sentada.
Foi aí que entendi que a Resistência não queria que eu conhecesse seus segredos e como combatê-la. Entendi que a luta contra a Resistência é constante. Ela sempre dá um jeito de aparecer.
Assim, a única forma de vencer a Resistência, que pode aparecer como procrastinação, é se colocar em ação.
No meu caso, a única forma é sentar em frente ao computador, abrir o Google docs e começar a escrever, mesmo que seja algo sem sentido.
É assim que dou uma rasteira nela, dou um drible. E olhe que não entendo nada de futebol!
Porém, neste exato momento em que estou aqui escrevendo este texto, estou lutando contra a Resistência e a procrastinação, com todas as minhas forças. Mas, pelo menos por hoje, posso dizer que eu venci a luta.
Comecei a escrever este texto para o Instagram. A intenção era apenas fazer uma legenda de uma frase. (Olha a Resistência aí!)
Mas o simples fato de sentar e começar a escrever, fez com que ela se retirasse e as ideias, as palavras surgissem. E o resultado foi um post para o Instagram e este outro texto que você está lendo.
Por isso, saiba que você não está só nesta guerra contra a Resistência, contra a procrastinação.
Todos lutamos contra a Resistência desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Às vezes, até durante os sonhos. O importante é lutar e não desistir.
Se você ceder à Resistência e continuar a procrastinar, nunca vai realizar seus sonhos. Não existe fórmula mágica que te ensina como parar de procrastinar.
O tão sonhado segredo consiste em se \”obrigar\” a fazer. Quando você se coloca em ação, ela perde força e você consegue fazer o que tem que fazer. E é assim, que você vence a luta diária.
Como você vai lutar contra a sua Resistência HOJE???
Adquirindo quaisquer itens através do meu link de afiliada Amazon, você colabora com o meu trabalho. Agradeço desde já!
3 comentários em “Como superar seus limites internos – resenha”