fbpx

Por que cursar Letras?

Por que escolhi cursar Letras?
Ou, o resumo da minha história com a escrita

\"Por
Por que estudar Letras. Photo by Changbok Ko on Unsplash

Sempre quis trabalhar com escrita, por isso, sempre quis ser jornalista, pois acreditava que cursando jornalismo, eu iria aprender a escrever corretamente.

Acabei conhecendo o curso de Letras, mas antes, passei pelos cursos de jornalismo, marketing e administação.

Conheci o curso de jornalismo através de perfis literários que passei a seguir no Instagram. Fui pesquisar sobre o curso e acabei pedindo transferência.

Como mencionei antes, o meu objetivo era escrever melhor. Também queria um diploma que validasse isso, pois sempre ouvi que eu escrevia bem, mas apenas isso não me bastava. Era como se eu precisasse de um atestado.

Enquanto cursava marketing, cheguei a tentar estágios como redatora, mas eu não tinha conhecimento sobre como escrever na linguagem publicitária.

Porém, nessa mesma época em que descobri Letras, me apaixonei por literatura. Foi um período em que li avidamente e, assim, acabei esquecendo da escrita.

Mas o mundo gira…

E, no último semestre da graduação, talvez por conta do Trabalho de Conclusão de Curso, o famigerado, TCC, eu acabei me envolvendo com a escrita. Escrita acadêmica, mas ainda assim, escrita.

Nesse período, participei de uma oficina de escrita científica e outra de revisão de textos acadêmicos. Fui voluntária na editora da faculdade e também passei a trabalhar com mentoria de escrita e com as revisões.

Quando terminei a graduação, voltei a me interessar por redação web. Até participei de uma mentoria, mas a minha síndrome da impostora não me deixou sair do lugar. Mais uma vez, fugi do meu sonho.

Passados mais uns meses, me deparei com o perfil da Maria Vitória e graças aos posts dela, voltei a escrever aqui pro blog, o que tem aumentado as minhas visualizações e, assim, vou construindo meu portfólio.

Mas, vamos falar de Letras?

Por que escolhi cursar Letras?

\"\"
Photo by Green Chameleon on Unsplash

O que estudamos em Letras?

Durante o curso, temos uma mistura de matérias com foco em Linguística, Literatura, produção de textos e, no meu caso, tradução, pois fiz Letras-Inglês.

Além dessas matérias, na instituição onde estudei, que é católica, temos matérias com conteúdos de filosofia, sociologia, teologia e educação ambiental.

Confesso que vimos pouco de inglês já que o curso era Letras-Inglês. Também vimos pouco de literatura, em relação ao que era esperado e acredito que os colegas que tinham mais aptidão para linguística devem pensar o mesmo.

Quando comecei a sentir essas \”deficiências\”, percebi que a graduação me daria apenas uma introdução ao mundo das Letras e que eu precisava buscar meu
próprio conhecimento. E foi o que fiz. E quanto mais lia e estudava, mais fui percebendo a minha evolução pois não me contentava com o que era passado pelos professores.

O grande diferencial foi apender a estudar, coisa que a escola não nos ensina e que, para mim, é uma das justificativas dos péssimos resultados que vemos no
PISA, por exemplo. Já tem post falando sobre isso. Leia aqui.

Apoveitei tudo o que a Universidade me oferecia. Palestras, eventos, oficinas. Fiz parcerias com professores, participei de grupos de pesquisa, que é outro diferecial na faculdade.

E vale mesmo a pena cursar Letras?

Na minha opinão, sim, vale muito a pena cursar Letras. É um curso que vai te abrir o olhar para o mundo, até porque, em Letras temos contato com a literatura que é a representação de uma sociedade e, se estudamos literatura, estamos estudando a nossa sociedade, nosso tempo, e apendendo com outros tempos.

A coordenadora do curso sempre dizia que todo mundo deveria fazer Letras antes de fazer qualquer outra graduação e ela diz isso do lugar de quem já cursou Letras e é doutora em Letras, e hoje cursa medicina. Tambem há muitos casos de pessoas que cursaram Letras e depois foram para direito, por exemplo.

Em Letras você não vai aprender gramática, não vai aprender a escrever, não vai aprender a analisar textos e nem vai saber o significado de todas as palavras do dicionário ou traduzir tudo que está em Inglês, mas vai adquirir uma bagagem que vai te permitir
fazer tudo isso, o que vai te ajudar em qualquer área que você decida seguir, pois quem faz Letras tem todo um leque de atividades possíveis para desempenhar como professor, óbvio, redator, tradutor, editor, entre outras.

Antes de encerrar, quero recomendar o texto Curso de Letras? Pra quê? que nos foi recomendado por um professor querido (daqueles que a gente admira e se espelha, sabe?) sobre o curso de letras.

Espero que este post seja útil para você.

Te espero no proximo post.

Até lá!


Descubra mais sobre Alê Costa

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Alê Costa

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Rolar para cima