fbpx
O que é logbook e como fazer um

O que é logbook e como fazer um?

Desde o início de 2020 venho mantendo um registro dos meus dias no meu bullet journal. Em novembro do mesmo ano, descobri que alguém já havia dado um nome para isso. Três anos depois, sigo usando essa técnica e hoje vim contar o que é um logbook e como fazer um.

O que é um logbook?

Um logbook ou Diário de bordo é um local no qual registramos detalhes do nosso dia. E, como eu disse antes, eu faço isso no meu bullet journal.

Comecei a fazer o meu em fevereiro de 2020, em meio à pandemia. Meses após começar esse registro, li Roube como um artista de Austin Kleon e descobri um nome para isso, logbook ou diário de bordo.

Eu sentia que não fazia muitas coisas durante o dia, então passei a anotar tudo o que fazia em forma de listas, o que é uma espécie de diário, diário em tópicos.

Foi com o tempo que comecei a sentir vontade de escrever mais e decidi fazer um diário íntimo mesmo.

Hoje uso os dois tipos de registro.

Como fazer um logbook (Diário de bordo)?

Você pode fazer um logbook ou Diário de bordo com qualquer caderno, ou até mesmo no digital. Comecei com um caderno com folhas quadriculadas da Kalunga.

Veja o post sobre como escolher o caderno certo.

Mas você pode usar uma agenda, além de aplicativos, como o bloco de notas do celular, Notion, Evernote, Onenote, etc.

Após escolher o caderno, durante o dia vá anotando as coisas que você fez, ou seja, você anota após fazer alguma coisa, e não antes, porque se não, vira um planejamento e essa não é a proposta.

Eu anoto:

  • horário que levantei;
  • o que comi no café da manhã;
  • textos que escrevo;
  • quantidade de palavras escritas;
  • horário do almoço e o que almocei;
  • o que fiz de tarde;
  • com quem conversei (fora as pessoas de casa);
  • lugares que fui.
  • compras que fiz ou que estou esperando chegar.

Acho que deu para entender, não é?

O que é logbook e como fazer um?

Por que manter um diário de bordo?

Várias pessoas com quem já conversei me disseram que acham que fazem pouca coisa durante o dia.

Como eu já tenho costume de registrar o meu dia, sempre recomendo a elas que façam esse teste, isto é, durante alguns dias anotem tudo que fizerem e no fim do dia leiam a lista para ver que no fim fizeram muitas coisas.

A gente tem uma visão distorcida sobre o que é produtividade. O fato é que sempre haverá mais pratos para lavar, livros para ler, etc.

A vida não para porque riscamos uma tarefa da nossa lista. Se algo sai, algo vai entrar. Fato.

A questão é que o logbook te permite desenhar e olhar um mapa dos seus dias, um retrato, como diz o Austin Kleon.

Vantagens do Diário de bordo

Para quem não se sente confortável em escrever um diário, o logbook ou diário de bordo é uma opção interessante, já que o registro é feito em forma de lista.

Você pode usar qualquer caderno. Basta colocar a data e começar a sua lista. Também é possível fazer o logbook em aplicativos.

No entanto, como sou fã de papel, sempre vou te encorajar a usar papel e caneta. Assim, você aproveita esse tempo para se desligar um pouco das telas, para dar um descanso à vista e ao cérebro.

O diário de bordo ou logbook também pode ajudar em muitas situações como as descritas no livro O método bullet journal de Ryder Carroll. Por exemplo.

Suponha que você saiu ontem a noite para jantar em um novo restaurante. Na manhã seguinte, começa a passar mal e toma algum remédio, mas sem efeito. Entao, no dia seguinte, ainda se sentindo mal, decide ir ao médico, mas já está tão atordoado que alguns fatos já não são claros. Você esqueceu o nome do restaurante ou não lembra tudo o que comeu, afinal foram vários pratos.

Mas como você anotou tudo, pode abrir seu logbook e “lembrar-se” para informar ao médico. Essa informação pode tornar a consulta mais fácil e o tratamento mais rápido e efetivo.

E nem preciso comentar sobre o bem que faz parar alguns minutos para escrever, não é?

Assim, depois de conhecer o que é logbook que tal experimentar a técnica hoje mesmo?

Para ajudar nessa tarefa, leia sobre como escolher o melhor caderno e como escolher a melhor caneta.


Este post contém links de afiliado. Comprando através dele, você apoia o blog (que recebe uma pequena comissão) e não paga mais caro por isso. Muito obrigada!


Descubra mais sobre Alê Costa

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Alê Costa

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Rolar para cima