Diante de tantos livros que há no mundo, como escolher um livro para ler?
Durante alguns anos, eu lia o livro que caia nas minhas mãos, mas eu ainda não era uma leitora como sou hoje.
Quando comecei a criar o hábito de ler diariamente, eu fiz um caderno de leituras e isso me ajudava a ler mais.
Sei que não devemos nos preocupar em ler mais e sim em ler melhor, mas eu tenho realmente lido pouco e passado meu tempo livre assistindo vídeos e rolando feed das redes sociais. Ou seja, sei que poderia estar lendo mais do que leio atualmente.
Por isso, estou demorando bem mais para terminar minhas leituras. O último livro que li, fora os livros para o mestrado, foi Contos de Canterbury de Geoffrey Chaucer.
Comecei a leitura de Contos de Canterbury em novembro de 2022 e só terminei em junho de 2023, apesar de a leitura não ser difícil. O problema é que apenas deixei rolar e assim não dá.
Nesse momento, estou fazendo leituras acadêmicas, pois preciso entregar um ensaio, mas decidi que após isso, voltarei a usar um caderno de leituras.

Como planejo as minhas leituras
O meu novo caderno de leituras será organizado da seguinte forma (seções):
- Livros para ler
- Livros lidos
- Livros novos
- Cronograma de leitura
- Diário.

A lista de Livros para ler é feita com base no meu projeto de leitura “Literatura em ordem cronológica” (leia o post para conhecer o projeto).
Em livros lidos, vou adicionando os livros lidos com as respectivas datas de conclusão.

Já em livros novos, vou adicionando os livros que compro com a data em que recebi.

O cronograma de leituras é para montar o planejamento de leitura de cada livro. Não é algo rígido. Vou ajustando à medida que vou lendo e registro as alterações no diário.
Por exemplo, conforme o cronograma, eu deveria ler 30 páginas do livro X hoje, mas li apenas 20. Então, amanhã, a meta será ler 40 páginas e não 30. Ou eu posso diluir as 10 páginas que não li por 5 ou 10 dias, por exemplo. Deu para entender?
Exceto pelo diário, já tenho essa estrutura no Notion, mas planejamento no digital para mim não funciona. Preciso de papel e caneta.
Aplicativos de leitura
Além do caderno de leituras, sigo usando o Goodreads, onde concentro a informação de todos os livros que estou lendo, li ou quero ler.
Também utilizo o Readwise para guardar as minhas anotações.
Ou seja, deu para ver que, na verdade, não tenho apenas um planejamento de leitura, mas um sistema completo.
Escrevendo esse post, percebi que o inicio desse planejamento vai coincidir com o início de um novo mês.
Depois volto para contar como está sendo a experiência de como escolher um livro, tanto aqui quanto no Youtube (inscreva-se no meu canal!).
Agora, me conta. Como você escolhe as suas leituras?

Escritora. Graduada em Letras-Inglês, especialista em Literatura Inglesa.