fbpx
Tela do OneNote e Notion

Como fazer marcações em PDF

Agora que retomei meu projeto de fazer mestrado, inevitavelmente, retomei a leitura de pdf’s. O pesquisador é quase refém do PDF ou das impressões. Como não tenho esse dinheiro, leio no tablet mesmo, afinal foi para isso que fiz esse investimento. Conto tudo no post sobre como escolher o tablet para estudar. Então, neste post, vou compartilhar como fazer marcações em PDF.

Para fazer a marcação do texto em si, ou seja, decidir o que vou marcar, sigo o que compartilhei no post sobre como fazer resumo no Notion.

Estou lendo os textos em PDF através do tablet e tenho usado o OneNote, o app Kindle e o Readwise para fazer as leituras. De preferência, leio no OneNote porque sincronizo as notas e posso acessá-las pelo computador (foi a solução mais fácil que encontrei já que eles possuem sistemas operacionais diferentes).

Apesar de o OneNote ter opção de usar a tela indefinidamente, o que significa que posso escrever com a caneta do tablet ou digitar ao lado do texto, tenho feito as anotações no Notion e no Readwise.

como fazer marcações em PDF. OneNote e Notion

O Readwise é ótimo para quem não gosta de escrever no livro ou está lendo em pdf. Por exemplo, eu li Um estudo em vermelho de Arthur Conan Doyle numa edição de biblioteca, então não podia fazer marcações. Mas nem por isso deixei de fazer. Fiz as marcações direto no Readwise. Para saber mais sobre ele, acesse o post sobre ele.

marcações no Readwise

No Notion, sintetizo as marcações que fiz no texto, escrevo meus insights e também coloco citações que posso vir a utilizar. 

Quando o arquivo do texto não é escaneado, às vezes envio para o Kindle. Se for escaneado pode ficar ilegível.

Vale dizer que você pode sincronizar as marcações do Kindle no Readwise. E na versão premium, dá para sincronizar com o Notion. Também falei sobre isso em um post.

No meu perfil do Instagram tem um destaque mostrando como usar o Readwise na prática e também um tutorial no Youtube.

Assim, tudo fica concentrado em apenas 4 locais: OneNote, Kindle, Notion e Readwise.

Apesar de parecer trabalhoso, é algo que economiza tempo na hora de produzir textos acadêmicos.

Também vale ressaltar que só sigo esse processo quando a leitura é direcionada para o mestrado. Não faço esse processo para livros de ficcão. Nesse caso, uso apenas o Readwise.

O que marcar nos livros

As marcações que faço enquanto leio dependem do objetivo da leitura, por isso variam bastante.

Em geral, marco os seguintes itens:

  • argumentos do autor;
  • conceitos;
  • palavras-chave;
  • trechos que gostei e quero guardar;

Além disso, nas margens uso símbolos para ajudar a identificar esses itens, como chaves, colchetes, exclamação, interrogação, estrela e coração.

Uso apenas lapiseira. Já fui da turma do marca texto, mas não faz mais o meu estilo. De vez em quando uso flags (no caso de leitura coletiva para marcar o trecho que quero comentar).

Também faço resumo de parágrafos e capítulos, escrevo comentários, adiciono informações que precisei pesquisar.


Leia também:

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Alê Costa

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading