fbpx

Meu sistema de anotações/ organização para 2024

Um ano se encerra enquanto outro se inicia. Com isso, é normal para algumas pessoas buscar um lugar no qual possa registrar e organizar informações, fatos, dados, assim como refletir sobre o sistema em uso e o que pretende usar no ano seguinte. Inclusive, descobri que esse processo tem um nome, Techno Kaigi.

Techno Kaigi é o nome dado ao processo de análise do seu sistema de anotações/ organização a fim de analisar o que deseja manter, descartar ou incluir.

Comecei esse processo ainda em novembro. Para isso, revisei as marcações que fiz no livro “A arte de fazer acontecer” de David Allen, que trata do método GTD.

Além disso, assisti todos os vídeos possíveis do canal Vida Organizada da Thais Godinho e participei, pela 2ª vez, da semana de planejamento que o canal realiza no fim de ano.

Enfim, fiz as minhas reflexões sobre 2023 e para 2024, e com base nisso, montei um sistema de anotações/ organização.

Comecei 2023 com um sistema não muito claro e talvez por isso, ele tenha mudado ao longo do ano. 

O que me propus a usar em 2023 foi:

  • Diário;
  • Planner semanal.

No fim, acabei ficando apenas com uma caderneta comum (Tilibra) que usei como registro diário (logbook) e o diário.

Para 2024, por enquanto, penso em montar um sistema de anotações/ organização da seguinte forma:

Moleskine daily pocket
Moleskine daily pocket
Planner A7 (pocket)
Planner A7 (pocket)

Cheguei a pensar em usar aplicativos como Google Agenda e Google tarefas, mas a real é que mesmo tendo os apps no celular, é muito raro que eu os abra (mesmo quando salvo algo e coloco para alarmar/ notificar).

Uma coisa muito importante que fiz foi investir numa impressora por conta do planner, afinal, preciso imprimir os inserts que vou utilizar. Por isso, escolhi uma impressora com tanque de tinta. Depois farei um post especifico para o planner, ok? 

Também estou investindo em papéis (fotográfico adesivo, adesivo comum, papel vegetal etc) porque quero imprimir adesivos, fotos e outras coisas.

E, para completar, por enquanto, adquiri um perfurador de papel de 6 furos e uma guilhotina para cortar papel.

Mas nem só de papel a gente vive, não é verdade?

Assim, continuarei usando o Notion, mas de forma mais simplificada. Nele, vou gerenciar minha biblioteca e arquivos de referência/ consulta. E para anotações de estudo, vou usar o Obsidian. Na verdade, já comecei a usar e estou tentando montar meu 2º cérebro por lá.

Ao longo do ano, vou compartilhando aqui como está o meu sistema e as possíveis mudanças que ele venha a sofrer.

Você gosta desse tipo de conteúdo? Se sim, tenho um convite para você.

Que tal participar de um grupo fechado, que vou chamar de clube, sobre papel e caneta? Nele, vou mostrar diariamente como uso os meus cadernos, como faço adesivos, materiais que uso, dicas e muito mais.

Gosta de conteúdo em vídeo?


O post pode conter links de afiliado, isto é, ao comprar algum produto através de algum dos links do post, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso. Eu agradeço desde já pelo apoio.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Alê Costa

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading